Roteiro dos Azulejos

O Porto expõe dezenas de metros de paredes cobertas com azulejos de fundo branco e figuras azuis, que narram estórias e revelam um pouco do que por cá se viveu.

Estes estão espalhados por vários locais na Invicta cidade:

  • Estação de S. Bento
  • Igreja Santo António dos Congregados
  • Capela das Almas
  • Igreja do Carmo
  • Igreja de Santo Ildefonso
  • Catedral da Sé

Mercado do Bolhão

A não perder este mercado tipicamente “tripeiro”.

Bairro Miguel Bombarda

Também conhecido pela Rua das Galerias de arte, integra conceituadas galerias, exposições permanentes e eventos ligados às artes

Casa da Música

Da autoria do prestigiado arquitecto e urbanista holandês Rem Koolhaas, a Casa da Musica foi concebida para servir um projecto cultural inovador da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Porto é uma unidade de ligação da Universidade do Porto à comunidade.

Com mais de 4 hectares, o Jardim Botânico apresenta espaços muito diversificados, integra a elegante Casa Andresen, que nos reporta para um importante nome da literatura portuguesa do século XX: Sophia de Mello Breyner Andresen.

Apesar de limitado no seu espaço, a beleza do Jardim Botânico do Porto não deixa o visitante indiferente. O jardim romântico mantém o traçado delineado nos finais do século XIX.

Casa das Artes

Casa das artes é um projecto de Eduardo Souto Moura, concluído em 1991 e situado nos jardins do Palacete do Visconde de Vilar d’Allen, de autoria do arquitecto José Marques da Silva, em 1927.

Parque da Cidade

O Parque da Cidade é o maior parque urbano do País. Previsto desde os anos 60, foi projectado pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal, tendo sido inaugurado em 1993 e finalizado em 2002.

Excelente para quem quer fazer caminhadas ou passeios tranquilos, num local onde existem inúmeros espaços verdes, lagos, zonas rurais, patos bravos, cisnes, gansos, etc. Existem 75 espécies arbóreas, 42 espécies arbustivas, 15 espécies de árvores de fruto e 10 espécies aquáticas.

Parque e Jardins do Palácio de Cristal

Outro dos locais que vale a pena visitar na cidade do Porto. Os parques e jardins do Palácio de Cristal são um amplo e agradável espaço verde, onde podemos encontrar muita tranquilidade e paz, muito embora estejamos no centro da cidade. Nestes jardins é possível observar o Rio Douro e o mar, com vistas únicas.

Jardins da Fundação de Serralves

A Fundação de Serralves é uma instituição cultural criada em 1989, mais direccionada para a arte contemporânea e para o ambiente. Neste espaço temos o fantástico Parque, a Casa, o Museu de Arte Contemporânea, a Biblioteca, o Auditório.

Rua de Santa Catarina

É considerada a rua mais comercial da Baixa do Porto, estando na sua maioria vedada ao trânsito automóvel e reservada apenas a peões. Nesta rua muito movimentada, há lojas de todo o tipo, desde vestuário, sapatarias, cafés, a meio da rua está situado o shopping Via Catarina, e durante todo o percurso inúmeros vendedores de rua. Entre estes, os carrinhos ambulantes de venda de artesanato.

(15 min. a pé do PATH)

Igreja e Torre dos Clérigos

Considerado o Ex-libris da cidade do Porto, é um dos locais de paragem obrigatória para quem visita a cidade. A sua construção foi iniciada em 1754 e concluída em 1763 pela mão do arquitecto italiano Nicolau Nasoni. É a torre mais alta de Portugal, com 6 andares de 225 degraus, mede 76 metros e no último andar é possível visualizar quase toda a cidade do Porto, Rio Douro e Foz.

(20 min. a pé do PATH)